Av. Sinfronio Brochado 624

Sala 506 -  Bareriro de Baixo / Belo Horizonte / MG 
(031)33840979 - 25158040 (Whatsapp)

fale@contabilidademinas.com.br

  • Contamig por Brenda

Cupom Fiscal Eletrônico

Atualizado: 14 de Mai de 2019

Você já ouviu falar do Cupom Fiscal Eletrônico? Se nunca ouviu falar, nesse post vamos esclarecer um pouco sobre ele e suas vantagens.




Como o nome mesmo já diz o cupom fiscal eletrônico é um documento digital elaborado com intuito de substituir o Cupom Fiscal.

O Cupom Fiscal Eletrônico conta com um equipamento chamado SAT (Sistema Autenticador e Transmissor), o mesmo tem a função armazenar as informações que foram emitidas, transmitidas e assinadas pelo CF-e, que é emitido apenas da maneira digital. Sendo assim, ele não necessita da impressora fiscal e o único comprovante que o consumidor recebe em mãos é o extrato do CF-e SAT, este extrato não é um documento fiscal. Mas, é necessário que o emita, porque é ele quem dá acesso ao consumidor para consultar o CF-e no site da Secretaria da Fazenda.


Qual a finalidade do SAT?

O SAT , emite e transmite todos os dados da venda, para o sistema da Secretaria da Fazenda, tudo digitalmente.

Para realizar a emissão do Cupom Fiscal Eletrônico, é necessário um computador com USB para conectar o SAT, e um software instalado que seja compatível com o sistema.

Como efetuar a emissão do CF-e?


O Cupom Fiscal eletrônico, deve ser emitido através do SAT, sendo assim é necessário conecta-lo com o sistema operacional da sua empresa, caso não saiba qual tecnologia utilizar contacte o seu contador para que ele te oriente.

A ferramenta SAT, transmite as informações da CF-e para a Secretaria da Fazenda, para recebê-los já validados para impressão. Esse aparelho deve estar adaptado a um software responsável pela emissão do CF-e, é necessário que o contribuinte possua o certificado digital para a sua emissão.

Os benefícios de utilizar o Cupom Fiscal Eletrônico.


O CF-e tem seus prós, vamos listar alguns deles para facilitar o processo de emissão de notas da sua empresa:


Funcionalidade


O CF-e é emitido em sua maioria pelo software, que realiza isso de maneira automática, e sua transmissão é feita pela internet, sendo assim fica mais funcional se comparado com o cupom fiscal.


A funcionalidade esta também na redução do tempo em que o cliente fica esperando na fila do caixa, para receber o cupom uma vez que o mesmo é encaminhado por email ao consumidor e é mais fácil para o controle de suas aquisições.


Economia


Para a empresa há uma redução no consumo de papel, porque para o cliente é repassado apenas o extrato do CF-e, o mesmo possui uma chave para que o consumidor tenha acesso ao seu cupom fiscal eletrônico.

Há também uma redução nas penalidades do processo, pelo número de emissão de notas, como o processo é online, consequentemente há uma autorização do fisco, assim reduzindo as irregularidades.


Segurança


Por ser um procedimento online a segurança na emissão das notas é maior, e assim reduz os lapsos humanos que todos estamos susceptíveis, e caso aconteça são identificados e corrigidos mais facilmente. Na emissão do CF-e há uma diminuição notável nesse risco.


Considerações


Você já descobriu o que é o cupom fiscal eletrônico e seus prós. Certo?

Agora entre em contato conosco e analise a melhor maneira de implementar este sistema na sua empresa.Em algumas regiões do Brasil já é lei o uso do cupom fiscal eletrônico, por esta razão é importante irmos nos adequando a esta mudança.



9 visualizações